BREVE HISTÓRICO

A MCR Aquacultura Ltda. é uma empresa pioneira no Brasil, com 30 anos de trabalho de assessoria técnica e consultoria especializada na área de cultivo de camarão marinho e também de camarão e peixe de água doce, atuando em todo o Brasil, com credenciamento nos principais agentes financeiros e órgãos de desenvolvimento regional. Nosso principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento da aquicultura, em especial da carcinicultura brasileira, através da exploração racional e sustentável dos vastos recursos naturais que nosso país dispõe em todo o seu território. A MCR Aquacultura dispõe de uma equipe técnica altamente qualificada e com experiência comprovada na realização de estudos de viabilidade e elaboração de projetos técnico-econômicos, incluindo desde o planejamento, desenvolvimento, implantação e operacionalização dos projetos, englobando os mais variados segmentos da cadeia produtiva do camarão e de peixes cultivados: (1) maturação e produção de náuplios e pós-larvas, (2) fazendas de camarão e (3) centros de processamento dos produtos ?nais para o consumidor, nacional e internacional. Nesse contexto, nossa ação centra-se em estudos de viabilidade técnica e econômica, avaliação e seleção de áreas propícias para o cultivo, implantação e operação dos respectivos projetos e seleção e formação de mão de obra especializada.

SELEÇAO DE ÁREAS

A seleção de áreas propícias para a implantação de: (1) Unidades de Maturação e Larvicultura; (2) Fazendas de Cultivo/Engorda e; (3) Centros de Processamento de camarão marinho e/ou pescado deve ser feita com a aplicação de critérios rigorosos envolvendo a análises da qualidade da água e do solo, disponibilidade de infra-estrutura (estradas, energia e comunicações) e compatibilidade do empreendimento com a legislação ambiental, sempre considerando o Plano Diretor de Uso dos Solos da região onde o projeto será implantado.
A MCR Aquacultura, com 30 anos de uma vasta experiência no setor aquícola, em especial na carcinicultura, pode contribuir com eficiência e racionalização aos investimentos projetados, incluindo com muita propriedade a avaliação físico-financeira e operacional de áreas ou de projetos já implantados.

  

ELABORACÃO DE PROJETOS

A MCR Aquacultura possui uma fundada experiência na definição, elaboração e desenvolvimento de projetos de criação de camarão marinho, envolvendo desde unidades de maturação e larvicultura, fazendas de engorda e plantas de processamento, englobando tanto os aspectos técnicos como os econômicos e financeiros, tendo em vista atender o mercado nacional e internacional.
Ao longo de todos estes anos de experiência, a MCR contribuiu ativamente para o desenvolvimento da carcinicultura no Brasil. Participa ativamente de mais de uma centena de estudos de viabilidade, projetos técnico-econômicos e executivos, cobrindo uma área superior a 10.000 hectares de viveiros implantados.
O trabalho desenvolvido pela MCR abrange todas as fases do processo de produção, cujo dimensionamento e planejamento técnico, juntamente com a abalizada análise econômico, financeira e mercadológica, é a garantia de um empreendimento seguro.
     

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS

O estudo de viabilidade técnica e econômica, através de um projeto consistente, preparado por uma empresa tecnicamente qualificada é o passaporte de maior viabilidade para o sucesso de qualquer empreendimento.

CONSTRUÇÃO DE UNIDADES PRODUTIVAS

A engenharia de construção das unidades produtivas são atividades desenvolvidas rotineiramente pela MCR Aquacultura, que ao longo dos últimos 30 anos esteve diretamente envolvida com a implantação de dezenas de unidades de aturação e larvicultura do Litopenaeus vannamei, bem como das principais fazendas de cultivo e unidades de processamento deste camarão no Brasil.
    

OPERACIONALIZAÇÃO DAS FAZENDAS DE CAMARÃO

 

A MCR Aquacultura, pela vasta experiência dos seus acionistas e corpo técnico, tem contribuído para a definição de uma apropriada tecnologia, envolvendo os diversos aspectos relacionados às BPMs (Boas Práticas de Manejo) e Biossegurança: • Recepção e aclimatação de pós-larvas, envolvendo o uso de berçários primários e secundários; • Esterilização, tratamento do solo e fertilização dos viveiros; • Implementação de Boas Práticas de Manejo e de Medidas de Biossegurança; • Critérios técnicos na renovação da água e na avaliação física e biológica (análise presuntiva) dos camarões cultivados; • Uso de probióticos e prebióticos; • Utilização de aeradores e alimentadores automáticos; •Treinamento e capacitação de mão de obra operacional; • Despesca, recepção, classificação, congelamento, embalagem e expedição do produto final.
   
    

REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA

A MCR Aquacultura também tem dedicado uma atenção especial a elaboração e realização de cursos, treinamentos e capacitação técnica de mão de obra semi-especializada e especializada voltada para o manejo operacional de fazendas de cultivo do camarão marinho L. vannamei. Tais iniciativas trazem como resultado uma maior e?ciência de produção e menores riscos de investimentos na carcinicultura, pois o efeito da aplicação destas práticas aumenta a segurança biológica e sanitária dos empreendimentos, diminuindo significativamente a possibilidade de ocorrência de fenômenos adversos ou enfermidades que comprometam o sucesso do cultivo.