As fazendas de camarão empregam aeradores por inúmeras razões. Na maioria dos casos, o objetivo principal é permitir um aumento nas densidades de estocagem para se alcançar produtividades mais elevadas. Em fazendas que operam com aeração mecânica, produtividades de camarão de 3 a 5 ton/ha/ciclo são comuns. Contudo, produtividades entre 5 e 15 ton/ha/ciclo não são raras e podem ser alcançadas em fazendas intensivas que usam densidades superiores a 50 camarões/m2.
Prevenir a falta de oxigênio dissolvido nos viveiros é a segunda maior razão para o uso de aeradores mecânicos na carcinicultura. A depleção do oxigênio dissolvido é frequente em sistemas mais intensivos de cultivo ou sob condições de alta temperatura da água, onde pode ocorrer um aumento incomum de atividade fotossintética. Isto resulta em um rápido incremento das concentrações de OD durante o dia, seguido de uma redução ou completa exaustão no período noturno.
A aeração mecânica também é utilizada para minimizar o risco de introdução de enfermidades em um determinado empreendimento. Em áreas onde há incidência de doenças, a renovação de água é evitada e, neste caso, as concentrações de OD só conseguem ser mantidas através de aeração suplementar. Também já foi observado uma relação entre o uso de aeração e a redução no índice de viveiros afetados com vibriose. A aeração mecânica é comumente utilizada em sistemas super-intensivos para resuspender material orgânico e criar comunidades microbianas heterotróficas no viveiro, com o intuito de purificar a água e reciclar proteína não utilizada. Outros objetivos incluem a circulação de água, a desestratificação de viveiros com renovação zero e a redução da região de acúmulo de sedimentos no viveiro.
Os aeradores de Palhetas são os mais predominantes na carcinicultura. Esses equipamentos apresentam uma melhor relação benefício-custo em relação a outros tipos de aeradores, pois requerem menos manutenção, além de apresentarem uma maior eficiência de oxigenação da água. Em comparação a outros tipos de equipamentos, os aeradores de palhetas também conseguem gerar correntes de água, direcionando os dejetos na coluna d’água e do fundo do viveiro para uma única área, dependendo do posicionamento e alinhamento dado aos equipamentos.

Categorias: NOTÍCIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *